quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como cultivar flores??

Cada flor apresenta um tipo de cuidado especial, pois apresentam características próprias e que lhe são únicas. No entanto, há cuidados universais que devem ser respeitados para todos os tipos de plantas e que, se feitos de maneira correta, são garantia de maior durabilidade ebeleza.
Toda flor é um ser vivo e, assim como os demais, precisa se alimentar, se hidratar, respirar e ter um chão forte que a sustente. O cultivo de flores deve respeitar as condições de temperatura, ar, da terra e garantir os nutrientes necessários para que as plantas cresçam de maneira saudável.
As plantas de jardim e de vasos devem ser regadas diariamente (sem deixar encharcar e de maneira uniforme) em um dos períodos de menor incidência solar, como o começo da manhã, o fim da tarde ou a noite. Dessa forma, tem-se o cuidado para elas não “cozinhem” nas altas temperaturas. Somente as folhas devem receber a água e não as flores.
Para ficar livre de pulgões, fungos e outras pragas que destroem as plantas, pode-se aplicar mensalmente fungicidas e inseticidas orgânicos (na terra e nas folhas, nunca nas flores). A calda de fumo e a calda de bordalesa são alguns exemplos de produtos naturais que funcionam muito bem. E para ter uma aparência ainda mais bonita as flores devem também ser adubadas a cada três meses com nutrientes apropriados.
Para as flores de arranjos e buquês, é preciso cortar as hastes a um centímetro do pé e trocar a água do vaso a cada dois dias, deixando-a sempre limpa. Da mesma maneira, as folhas não devem ficar submersas na água para que não apodreçam.
Além dos cuidados gerais, é preciso ficar atento aos variados tipos de flores para se ter um bom cultivo e deve ser levado em conta cuidados específicos. Algumas necessitam de menor exposição ao ar e ao sol, se adaptando melhor em climas mais amenos, outras, mais solares e que suportam climas menos úmidos são propícias para o verão.

Nenhum comentário: