segunda-feira, 4 de março de 2013

Dicas de como cultivar sua horta.


Seis dicas para cultivar uma boa horta em casa


Cultivar hortaliças e temperos em casa, não é privilégio apenas para quem tem espaço sobrando. Com a escolha correta do espaço, espécies e o preparo correto do solo, em pouco tempo é possível colher temperos saborosos.


1 - Local:

Como já adiantamos, não é preciso ter muito espaço, porém, a organização do ambiente deverá prevalecer para a horta dar certo. Ideias criativas podem originar espaços únicos. Caixas de frutas podem ser usadas, parapeitos de janelas, latas de leite em pó, jardineiras, tudo pode ser reaproveitado na horta.
Uma boa dica é antes de plantar qualquer muda em recipientes pequenos, é preciso fazer um furo no fundo, para drenar a água e não correr o risco de encharcar demais as raízes. No local deverá bater sol por no mínimo quatro horas.



2 - Organização:

A escolha do local em que cada espécie será plantada, é um fator crucial para o sucesso da horta. Existem espécies que devem ser plantadas sozinhas, como o caso da hortelã, que por ter raízes invasoras, destrói outras espécies. O mesmo vale para a salsinha. Espécies como o alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha, podem ser plantadas em conjunto, uma ao lado da outra.


3 - Adubos naturais

Esse é o ponto positivo de ter uma horta em casa. Temperos e hortaliças orgânicos. Uma boa dica é utilizar as cascas de frutas para adubar a terra. Deixe-as sob o sol para desidratarem e depois de secas, triture-as no liquidificador. O resultado será uma farinha nutritiva para as espécies.


4 - Inove

Hoje é possível encontrar uma variedade incrível de sementes e mudas que podem ser aproveitadas com sucesso na cozinha. Inove e escolha sabores além dos habituais. Vá a uma loja de jardinagem e peça dicas, seus pratos ganharão novos sabores.


5 - Luz dosada

Um local adequado para se ter uma horta proporciona, no mínimo, quatro horas de sol por dia às verduras e aos temperos. Embora a lavanda, o tomilho, o tomilho limão, o alecrim, o capim-limão e a citronela sejam mais resistentes ao vento, procure um lugar um tanto protegido para não comprometer o desenvolvimento de outras espécies.


6 – Estrutura

Um vaso que irá receber ervas e temperos deve ser bem preparado, por isso, vasos impermeabilizados com o furo no centro, são ideais. A argila e a areia, também são bons complementos para uma boa drenagem. Uma camada de argila no fundo, uma camada de areia sobre a argila e a finalização com terra adubada garantem boas espécies.

      Não perca tempo aprenda a ter uma horta bem cultivada em casa!

Nenhum comentário: