domingo, 17 de março de 2013
Para comemorar a semana da Água
quinta-feira, 14 de março de 2013
Ervas medicinais
Ervas Medicinais
Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção: - Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
Posologia:
Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes:
Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.
Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após
algum tempo.
Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás.
Embora não o notemos, eles podem causar alterações no
efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro,
barro, louça ou esmalte.
Outros usos:
Os chás, além de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens.
- Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades antiinflamatórias.
- Banhos: São os banhos de imersão. A água deve estar
- Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta.
Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois este é antiinflamatório e anti-séptico.
- Inalações: Específico para as vias respiratórias.
Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.
- Lavagens: Normalmente intestinais e vaginais (corrimento).
terça-feira, 12 de março de 2013
Usando frutas e legumes contra o envelhecimento!!
Alimentos que ajudam contra envelhecimento da pele.
domingo, 10 de março de 2013
Como saber quanto você gasta de energia por aparelho?
A primeira coisa a se fazer e saber quanto o aparelho consome em watts, com certeza você encontrará essa informação no manual ou em rótulos que acompanham o produto.
Agora para saber quanto você gasta por hora com esse aparelho você deve transformar a medida de watts para kilowatt é só dividir a potencia do aparelho por 1000.No nosso exemplo vamos dividir 800 por 1000.
dividindo 800 watts / 1000 = 0,8 kwh.
Agora vamos multiplicar esse numero pela quantidade de horas que o aparelho passa ligado por dia. No nosso exemplo nosso aparelho fica ligado 8 horas por dia.
0,8kwh * 8 horas = 6,4 kw
Agora multiplique esse valor pelo numero de dias de uso. O nosso aparelho passa 28 dias ligado por mês.
6,4 kw * 28 dias = 179,2 kw
Por fim veja em sua conta de energia quanto custa o kilowatt por hora. Vamos supor que custe 0,33 centavos. agora e só multiplicar.
179,2 kw * 0,33 centavos = R$ 59,136 no mês.
OBS: pare obter melhor resultado procure anotar corretamente quantas horas o aparelho passou ligado, anotando qualquer tipo de interupção. Qualquer duvida comente que tiraremos em breve.
sábado, 9 de março de 2013
O porque de tanto consumismo!
Porque consumimos tanto? Pergunta fácil de responder. A tecnologia nos dá um facilidade incrível, hoje em dia é inimaginável viver sem essas facilidades. Mas um "golpe de mercado" praticado por muitos fabricantes que deixa a desejar na qualidade os produtos é justamente esses produtos serem feitos para quebrar com mais facilidade, ou até jogos de marketing que induzem ao consumismo insinuando que você estaria fora da modinha se você não compdar esse produto. Quantas vezes você foi na casa de sua avó pra não ter um móvel antigo que dura a anos. Isso é a prova que os produtos estão perdendo a qualidade.
Agricultura familiar e escolas publicas.
Hoje no globo cidadania passou uma reportagem sobre esse assunto. Aproveitei e vim aqui deixar minha opinião. Em meus tempos de escola, houve dias em que nem tinhamos merenda e quando tínhamos era uma comida gordurosa e nada saudável. Hoje saber que as crianças tem uma comida saudável na escola, ameniza a preocupação de mães que precisam de deixar os filhos em creches,por exemplo, para irem trabalhar. Esse programa que concilia as famílias de agricultores e as escolas só tem contribuído para a diminuição da taxa de pobreza e a do exodo rural. Mas vale salientar que não são todas as escolas que são adeptos desse programa, principalmente em escolas de grades cidades onde a procura é maior e necessita de uma demanda maior de alimentos.
sexta-feira, 8 de março de 2013
O tempero mais caro do mundo
quinta-feira, 7 de março de 2013
Mostre seu exemplo sustentável aqui!!
mhminihortaseacessorios@gmail.com
Buscando a melhor ideia sustentável!!
Nosso blog indo em diante!!
segunda-feira, 4 de março de 2013
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Sustentabilidade e Desenvolvimento
A sustentabilidade está associada à idéia de estabilidade, de permanência no tempo, de durabilidade.
Segundo Maurice Strong: “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.” Esta definição foi criada pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que produziu um relatório chamado “Nosso futuro comum”, também conhecido como Relatório Burdtland (COMISSÃO BRUNDTLAND, 1991, p. 46).
Todas as nações devem visar um tipo de desenvolvimento que integre a produção com a conservação e ampliação dos recursos, e que vincule aos objetivos de dar a todos uma base adequada de subsistência e um acesso eqüitativo aos recursos. O conceito de desenvolvimento sustentável fornece uma estrutura para a integração de políticas ambientais e estratégias de desenvolvimento.
Princípios Gerais de Sustentabilidade
Prevenção: menor custo a degradação/poluição
Precaução: avaliação prévia dos impactos
Participação: envolvimento da comunidade
Proatividade: prevenção de problemas
Compensação: melhoria ampla em outra área
Compromisso melhoria continua: meta modesta
Poluidor pagador: arcar com os custos de remedia
Lugares e objetos que podem ser adaptados para uma mini horta
Sabe aquele pneu que esta jogado no quintal da nossa casa? Só acomulando água? Em vez de deixa-lo la podemos montar uma pequena horta, evitamos que o mosquito da dengue se aproxime e ainda teremos plantas e legumes fresquinhos...
Podemos usar como decoração alguns objetos que não utilizamos mais para forma uma pequena horta..
Essa forma de decoração fica bem natural e ainda temos a reciclagem. fica muito bonito dessa forma..
Decoração em pequenos espaços no nosso apartamento fica bem natural..
A reciclagem é tão natural que fica uma coisa simples mais bem arrumada!
Dicas de como cultivar sua horta.
Seis dicas para cultivar uma boa horta em casa
Cultivar hortaliças e temperos em casa, não é privilégio apenas para quem tem espaço sobrando. Com a escolha correta do espaço, espécies e o preparo correto do solo, em pouco tempo é possível colher temperos saborosos.
1 - Local:
Como já adiantamos, não é preciso ter muito espaço, porém, a organização do ambiente deverá prevalecer para a horta dar certo. Ideias criativas podem originar espaços únicos. Caixas de frutas podem ser usadas, parapeitos de janelas, latas de leite em pó, jardineiras, tudo pode ser reaproveitado na horta.
Uma boa dica é antes de plantar qualquer muda em recipientes pequenos, é preciso fazer um furo no fundo, para drenar a água e não correr o risco de encharcar demais as raízes. No local deverá bater sol por no mínimo quatro horas.
2 - Organização:
A escolha do local em que cada espécie será plantada, é um fator crucial para o sucesso da horta. Existem espécies que devem ser plantadas sozinhas, como o caso da hortelã, que por ter raízes invasoras, destrói outras espécies. O mesmo vale para a salsinha. Espécies como o alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha, podem ser plantadas em conjunto, uma ao lado da outra.
3 - Adubos naturais
Esse é o ponto positivo de ter uma horta em casa. Temperos e hortaliças orgânicos. Uma boa dica é utilizar as cascas de frutas para adubar a terra. Deixe-as sob o sol para desidratarem e depois de secas, triture-as no liquidificador. O resultado será uma farinha nutritiva para as espécies.
4 - Inove
Hoje é possível encontrar uma variedade incrível de sementes e mudas que podem ser aproveitadas com sucesso na cozinha. Inove e escolha sabores além dos habituais. Vá a uma loja de jardinagem e peça dicas, seus pratos ganharão novos sabores.
5 - Luz dosada
Um local adequado para se ter uma horta proporciona, no mínimo, quatro horas de sol por dia às verduras e aos temperos. Embora a lavanda, o tomilho, o tomilho limão, o alecrim, o capim-limão e a citronela sejam mais resistentes ao vento, procure um lugar um tanto protegido para não comprometer o desenvolvimento de outras espécies.
6 – Estrutura
Um vaso que irá receber ervas e temperos deve ser bem preparado, por isso, vasos impermeabilizados com o furo no centro, são ideais. A argila e a areia, também são bons complementos para uma boa drenagem. Uma camada de argila no fundo, uma camada de areia sobre a argila e a finalização com terra adubada garantem boas espécies.
Não perca tempo aprenda a ter uma horta bem cultivada em casa!